segunda-feira, outubro 30, 2006

Sonhos

Pois esta noite planeei sentar-me um pouco ao pé do estirador e fazer coisas para a faculdade. Não esperava o "convite" da Sara para deixar uma mensagem no Blog, não tive tema para me guiar.. não me foi pedido nada em concreto... De repente isso assusta... o que que eu quero dizer? Qual é a minha mensagem? Assustou-me aos 19 anos não ter nada a dizer.. algo devo ter, alguma coisa... Depressa deixei os planos de me sentar ao estirador, achei importante debruçar-me sobre isto.

Pensei em falar de sentimentos, já que é um ponto importante para (o que eu acho que é) o publico deste Blog, mas pareceu-me "cliché" e vazio que quis poupar-me a mim e a vocês. Os sentimentos são nossos, são coisas muito das pessoas, pouco importa o que eu acho.

Podia-vos falar do estado do país, na justiça portuguesa, nos transportes públicos, nos meios de segurança ou nas infraestruturas deficientes.. dizer-vos que é por culpa dos políticos que este pais não anda para a frente, que "é por isso que isto está como está..", mas acho um discurso ridículo.

Achei que devia falar de sonhos e objectivos, afinal é (ou devia ser) o que estamos a fazer. O meu pai diz-me que "é uma idade decisiva na transformação do carácter vamos ser", seremos pessoas vulgares se ou não tivermos objectivos ou se (por algum motivo) não os cumprimos. Existem então uma data de objectivos, profissionais, amorosos, lúdicos.. Há quem sonhe ser médico para ajudar as pessoas e lute por isso todos os dias, isso leva-o tirar um curso superior, estudar durante anos, ler livros enormes e decorar nomes de ossos e órgãos, em nome de um sonho. A nível amoroso, também tem que se lutar, sempre.. têm que se lutar para manter uma relação, se há algo que a justifique luta-se por um futuro, por mais difícil que parece as vezes.. é um objectivo. Existem também outros objectivos e sonhos que não podem ser menosprezados, trazem-nos uma felicidade enorme, o sonho de visitar Paris, aprender a tocar piano ou mesmo comprar aquela peça de arte que não tem qualquer significado mas emocionou-nos e tivemos de comprar..

Os sonhos têm uma força enorme numa pessoa, para mim... são tudo o que tenho as vezes.. quero ser arquitecto, fazer "casinhas", todos os dias trabalho para isso, deito-me a pensar nos edifícios que tenho de projectar para a aula, perdi a conta as noites que adormeci com o caderno e a caneta pic (de ponta fina) preta porque quando me deitei lembrei-me de algo e tive de desenhar antes que a ideia fugisse.. é um curso demoníaco, exaustivo, mas dá-me um prazer enorme todo o trabalho que tenho, é o meu sonho, é o que quero fazer. À parte a arquitectura tenho os mesmo objectivos que muita gente.. ter alguém, construir algo.

Era a mensagem que queria deixar.. que se existem sonhos fundamentados.. não se deve desistir, afinal diz-se que ele comanda a vida.

A minha sim..

F. Paixão