Um dos maiores nomes femininos do Jazz na próxima edição do Jazz' n' Gaia.
O evento decorre no Auditório Municipal de Gaia entre 27 e 29 de Março próximo e contará com um total de seis concertos.
Comparável a outros "monstros" como Norah Jones ou Diana Krall, Cassandra Wilson tem uma voz que não esconde o sangue negro que lhe corre nas veias e que a torna uma cantora incontornável das duas décadas mais recentes, com um sentimento que vai decerto contagiar a próxima edição do festival gaiense.
Mas é já desde o nove anos de idade que a artista do Mississipi se move nos meandros musicais, tendo começado por tocar piano e guitarra e "passeado" por diversos estilos, até que, após um ano em New Orleans, a sua carreira ganhou um forte impulso com a ida para New York, em 1982.
Dave Holland, Abbey Lincoln e Steve Coleman foram os principais músicos com que trabalhou, tornando-se vocalista dos M-Base e, posteriormente, dos New Air. E culminou com a gravação para a mítica etiqueta Blue Note, o que é só por si um grande cartão de visita para esta participação confirmada no "Jazz' n' Gaia 2008".
Outro dos nomes que integrarão o cartaz do evento é o dos Fado em Si Bemol, curioso projecto de origem nacional (portuense, aliás,) que funde diversos estilos musicais numa embalagem jazzística deveras interessante.
A banda integra Pedro Matos (voz), Miguel Silva (guitarra portuguesa), Paulo Gonçalves (guitarra), Pedro Silva (contrabaixo) e Juca (percussão).
Não liguem ao vídeo... ;)